VOCÊ É UMBANDISTA ? MAS VOCÊ NÃO FAZ O MAU NÉ
VOCÊ É UMBANDISTA ? VOCÊ NÃO FAZ O MAU NÉ ?*
Sim…diga a verdade…quantas vezes você já ouviu essa frase, segurou o coração, a língua e a alma diante de uma pergunta que é quase uma acusação !
Não fazem nem dez dias …e tive de ouvir essa frase onde o ser que me pergunta, se declara perfeito e eu o errado, por escolher uma religião, que para o interlocutor PODE FAZER O MAU A ALGUÉM .
Bora esclarecer mais essa ?
Primeiro vamos analisar essa frase :
*Você é Umbandista ?*
*Resposta provável : Sim …sou umbandista* .
A primeira coisa que os irmãos não devem ter medo é de assumir a sua religião.
Por favor …evite dizer : sou espirita, sou espiritualista, sou esotérico, quando na verdade, você é um bom macumbeiro !!!!
Vai perder amigos ? Família ?
Repense então seus conceitos de amizade e berço…então você tem de ser outra pessoa para que gostem de você ?
O que mais você terá de esconder, mentir para não perder esses laços de suposto afeto ?
Vai perder emprego ?
Quando lhe contrataram perguntaram a sua religião?
Se sim, você não vai esconder, pois como reforço ao que escrevi acima, se você sente vergonha da sua religião, não a exerça…pois se você não tem força para a assumir, coragem para a defender e convicção de que é uma religião como todas as outras, sua fé é fraca e você não pode estar onde você não tem fé !!!
Se não perguntaram a sua religião no ato da contratação, por que falar para todo mundo ? Sua fé é entre você e sua doutrina não entre você e os outros.
Para ambos os casos, existe uma *Lei que te protege* :
*Legislação contra o racismo religioso no Brasil* se baseia na Constituição Federal, na Lei do Racismo (Lei nº 7.716/1989) e, mais recentemente, na Lei nº 14.532/2023, que equiparou a injúria racial ao crime de racismo e previu punições específicas para o racismo religioso. Essa legislação criminaliza a discriminação e violência contra manifestações religiosas, como as de matriz africana, protegendo a liberdade de crença e o direito ao livre exercício religioso.
Até aí tudo bem ?
Vamos analisar a segunda parte da frase :
*Você não faz o mau né*
Primeira coisa :
“ Você não faz …”
EU UMBANDISTA NÃO FAÇO NADA , além de crer na religião, participar dos rituais, estudá-la e se me for permitido, empresto meu corpo e consciência para que os guias espirituais venham em terra e pratiquem o principal mandamento da Umbanda : a caridade .
Sendo uma religião fundamentada na ancestralidade africana, indígena e também no espiritismo kardecista, os mestres sãos os espíritos de luz que vem trazer a fé em Deus e ajudar a melhorar a atitude humana para que este evolua.
Então fuja de sacerdotes vaidosos, por que quem faz é Deus e os guias espirituais, porta vozes desta Diretriz Maior .
*Você não faz o mau né*
Se faço o mau não sou Umbandista.
Por que em sua fundação a ordem foi bem clara : “ A todos acolheremos” .
Sendo uma religião, sua função é religar ao divino.
Quem é Umbandista e vende trabalhos negativos NÃO É UMBANDISTA e quer principalmente o seu dinheiro .
Quem é Umbandista não cobra e quem cobra …não é Umbandista .
Finalmente, sendo umbandista não posso garantir o bem ou a felicidade a ninguém, nem mesmo ao praticante.
Pois para a vida, existe o plano divino para cada ser, o que a Umbanda pode e deve fazer é confortar e fortalecer a pessoa para que ela siga e aceite o seu próprio caminho, pois para todos existe o Livre Arbítrio e que deve ser respeitado .
Sendo assim, se você irmão Umbandista, já ouviu essa pergunta, se magoou ou não soube como responder, lembre-se : ser umbandista é ter atitude, saber que vai enfrentar preconceitos e saber como se defender deles.
Antes que você ache isso tudo isso muito desgastante, pense como sofreram os escravos, que são os Pretos Velhos que você cultua e os índios, que são os Caboclos a quem você recorre.
Sofreram no passado, para que hoje você tenha uma religião.
E aí ?
Você não vai defender esse povo ?
Ou vai permitir que eles sejam dizimados de novo ?
Recebam o Nosso Axé !!!
( Pai Silvio de Oxalá )

Comentários
Postar um comentário