Bruxas, Caminhoneiros, Palhaços e Mendingos...novas linhas na Umbanda ?


 Bruxas,  Caminhoneiros, Palhaços e Mendigos…novas entidades na Umbanda ? 

Fui procurado por uma irmã, que gostaria de esclarecimentos e minha opinião, sobre informações de surgimento de novas linhas espirituais atuando em alguns terreiros de Umbanda. 

Ela questionou sobre, até onde iria essa inclusão ou seria uma loucura coletiva .

Antes de mais nada vale esclarecer, que, uma das minhas iniciações na Umbanda foi em uma casa, onde a Linha das Bruxas era invocada, e a todas as casas que passei devo o meu respeito e a minha formação na religião.

Mas vamos aos fatos, e como sempre faço, vamos recorrer primeiro á história, que nos leva ás raízes da formação da Umbanda como a conhecemos a partir de Zélio Ferdinando de Moraes em 15 de Novembro de 1908. 

Foi a partir da falta de espaço em centros kardecistas brasileiros, que espiritos ancestrais da nossa raça, inicialmente índios e escravos, orientaram a formação de uma nova religião onde “ a ninguém excluiremos e a todos acolheremos". 

Portanto a Umbanda em sua formação seminal, repudia toda ação ou pensamento preconceituoso, onde também se encaixa a máxima.            “ aprenderemos com os mais evoluídos e ensinaremos aos menos esclarecidos .” 

O acolhimento umbandista, portanto, se estende aos encarnados e desencarnados

A Umbanda realmente foi achando o “ caminho do meio “ entre os cultos ancestrais afro-indígenas,  a doutrina kardecista e cristã, sendo também por estas atacada, por ter “embranquecido “ religiões ancestrais, por não seguirem os padrões da “mesa branca espirita” ao se comunicar com entidades e por tentar confundir fiéis católicos ao incluir Jesus e Santos  em seu rito ! 

Até que chegamos em nossa era digital . 

Com a presença das redes sociais e seu uso por diversas religiões, incluindo Umbanda e Candomblé, muitos tiveram acesso a uma ritualística destas religiões e se já tinham uma inclinação para as mesmas, mas a coragem faltava para entrar em um terreiro, um vídeo no YouTube de uma Gira ou uma Live de um Pai de Santo, bastava para se assumir a Umbanda como religião e estilo de vida.

E para atender essa demanda, terreiros de média e grande estrutura ofereceram seus cursos de fundamentos e desenvolvimento a larga escala e cada vez mais por roupa branca  e fazer selfie em gira de macumba virou moda e motivo de orgulho.

Terreiro deixou de ser fundo de quintal, para virar um grande estúdio onde egos inflamados também desfilam . O que vale é a “força e o figurino “ do MEU guia e a doutrina …que doutrina ? 

Com a quantidade perdeu-se a qualidade …

Sem a base da doutrina, um desenvolvimento mediúnico feito em 6 meses para “satisfazer “ o cliente nos faz também nos distanciar do cuidado doutrinário, que quer alguns queiram ou se recusam a aceitar,  temos a herança kardecista, um dos tripés da Umbanda.

Então vale muito a pena,  recorrer ao Livro dos Médiuns , para maiores esclarecimentos sobre as manifestações espíritas : 

QUEM SÃO OS ESPÍRITOS 

1º Os fenômenos espíritas são produzidos por inteligências extracorpóreas, às quais também se dá o nome de Espíritos;

2º Os Espíritos constituem o mundo invisível; estão em toda parte; povoam infinitamente os espaços; 

3º Os Espíritos reagem incessantemente sobre o mundo físico e sobre o mundo moral e são uma das potências da Natureza;

4º Os Espíritos não são seres à parte, dentro da criação, mas as almas dos que hão vivido na Terra, ou em outros mundos, e que despiram o invólucro corpóreo; donde se segue que as almas dos homens são Espíritos encarnados e que nós, morrendo, nos tomamos Espíritos;

5º Há Espíritos de todos os graus de bondade e de malícia, de saber e de ignorância;

6º Todos estão submetidos à lei do progresso e podem todos chegar à perfeição;mas, como têm livre-arbítrio, lá chegam em tempo mais ou menos longo, conforme seus esforços e vontade;

7º São felizes ou infelizes, de acordo com o bem ou o mal que praticaram durante a vida e com o grau de adiantamento que alcançaram. A felicidade perfeita e sem mescla é partilha unicamente dos Espíritos que atingiram o grau supremo da perfeição;

8º Todos os Espíritos, em dadas circunstâncias, podem manifestar-se aos homens; indefinido é o número dos que podem comunicar-se;

9º Os Espíritos se comunicam por médiuns, que lhes servem de instrumentos e intérpretes;

10º Reconhecem-se a superioridade ou a inferioridade dos Espíritos pela linguagem de que usam; os bons sé aconselham o bem e só dizem coisas proveitosas; tudo neles lhes atesta a elevação; os maus enganam e todas as suas palavras trazem o cunho da imperfeição e da ignorância. 

DA FORMAÇÃO DOS MÉDIUNS

A primeira condição é colocar-se o médium, com fé sincera, sob a proteção de Deus e solicitar a assistência do seu anjo de guarda, que é sempre bom, ao passo que os espíritos familiares, por simpatizarem com as suas boas ou más qualidades, podem ser levianos ou mesmo maus.

Algumas pessoas, na impaciência de verem desenvolver-se em si as faculdades mediúnicas, desenvolvimento que consideram muito demorado, se lembram de buscar o auxílio de um Espírito qualquer, ainda que mau.

Suponhamos agora que a faculdade mediúnica esteja completamente desenvolvida; que o médium escreva com facilidade; que seja, em suma, o que se chama um médium feito. Grande erro de sua parte fora crer-se dispensado de qualquer instrução mais, porquanto apenas terá vencido uma resistência material. Do ponto a que chegou é que começam as verdadeiras dificuldades, é que ele mais do que nunca precisa dos conselhos da prudência e da experiência, se não quiser cair nas mil armadilhas que lhe vão ser preparadas. 

Se pretender muito cedo voar com suas próprias asas, não tardará em ser vítima de Espíritos mentirosos, que não se descuidarão de lhe explorar a presunção.

Uma vez desenvolvida a faculdade, é essencial que o médium não abuse dela. O contentamento que daí advém a alguns principiantes lhes provoca um entusiasmo, que muito importa moderar. Devem lembrar-se de que ela lhes foi dada para o bem e não para satisfação de vã curiosidade. 

( Trechos do “  Livro dos Médiuns - Allan Kardec ) 

Se a mensagem trazer conforto, fé, elevação, pouco importa se ela vem de um Preto Velho ou de um Espírito que se diz “ Caminhoneiro “ .

A Espiritualidade não cabe em “ caixinhas “ .  

Portanto se em uma casa de Umbanda se manifestam espíritos, em que se apresentam linhas espirituais, até então desconhecidas, vale primeiramente o acolhimento doutrinário a esse espírito e a esse médium, mas sem jamais deixar de questionar: 

Qual a doutrina da casa ? 

Como foi a formação deste médium ?

Quais mensagens esse espírito traz ?

Aceitaremos todas as orientações para a evolução, mas nem tudo pode ser aceito como “mensagem espiritual” . 

Há de se considerar também o egrégora regional, por exemplo, há noticias que a Umbanda Japonesa tem a " Linha dos Samurais " inexistente no Brasil . 

Muito comum também sãos os desdobramentos de Linhas, como aconteceu com a Linha dos Malandros e Ciganos,  a primeira talvez desdobrada da Linha dos Baianos e Pretos Velhos , a segunda da Linha dos Exus .

Não desejo de coração, que todos concordem comigo, insisto nos grupos de estudo, “ ninguém é mestre de ninguém “ . 

Mestre é a nossa espiritualidade e é a ela que devemos recorrer, primeiramente pedindo que nos torne apto ao serviço espiritual e depois que possamos ajudar ao próximo e quem sabe, tornar o mundo um pouco melhor. 

Texto : Silvio Tadeu 

Instagram : @siltad

Sugestão de Pautas : cupaumbanda@gmail.com




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